Sendo o documento mais importante do Brasil, a Carteira de Identidade, ou RG, é indispensável para qualquer cidadão. Neste sentido, o Governo Federal anunciou o RG Digital, um novo documento para integrar diversos dados em um só lugar. Assim, embora seja uma versão digital do RG, vale citar que ele também terá versão física, para quem prefere andar com a identidade no bolso.
Segundo o Governo Federal, o atual RG será válido por até dez anos, exceto para cidadãos com mais de 60 anos. Além disso, o governo pontuou que o RG Digital é uma revolução na cidadania brasileira, afinal, em um só documento será possível reunir diversas informações sobre os cidadãos brasileiros.
Neste sentido, mesmo que o RG Digital ainda não esteja disponível em todos os estados, vamos te mostrar o que ele é e como já pode ser solicitado. Além disso, vamos te apresentar alguns benefícios de aderir ao documento, já que muitos lugares já começaram a emissão do novo RG. Confira abaixo!
O que é o RG Digital?
A princípio, vale citar que a ideia do RG Digital é algo que já existe há um certo tempo. Isso porque o governo sempre considerou a possibilidade de ter um único documento com diversas informações. Sendo assim, o RG Digital nada mais é do que um cadastro único para cada cidadão, que se tornará o principal documento de identidade para todos os brasileiros.
Sendo obrigatório para cidadãos com menos de 60 anos, o RG Digital usará o número do CPF e um QR Code para a identificação eletrônica. Dessa forma, será mais fácil a autenticação do documento em vários momentos, sem contar que é uma forma eficiente de driblar golpes realizados com identidades alheias.
Inicialmente, o documento tem uma emissão reduzida, seja em papel ou digitalmente. Isso porque, mesmo sendo um documento válido em todo o território nacional, a implementação do RG Digital será gradualmente, conforme aponta o Governo Federal.
Além disso, o maior ponto positivo do RG Digital, é que ele integrará outros documentos. Sendo assim, ao solicitar uma consulta no SUS, por exemplo, não será necessário apresentar o tradicional cartão de saúde impresso. Além disso, o documento poderá ser apresentado em uma blitz, para substituir a CNH.
Sendo assim, os documentos que constam na RG Digital, serão:
- CPF;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Título de eleitor;
- Carteira de trabalho;
- Carteira de Reservista;
- Documento de identidade profissional;
- Carteira nacional de saúde (Cartão do SUS);
- Números do NIS/PIS/Pasep;
- Nome Social.
Por isso, a emissão do RG é perfeita para quem deseja integrar todos os documentos em um local só. Além disso, em caso de roubo ou perda da versão física, não será necessário emitir uma segunda via, somente registrar o Boletim de Ocorrência.
O RG Digital é obrigatório?
Sim! Mesmo que o processo de implementação ainda esteja sendo gradual, o Ministério da Cidadania já informou que o novo RG será obrigatório para todos os brasileiros. No entanto, se você ainda possui o RG antigo, o prazo de validade foi alterado. Confira:
- Crianças de 0 a 12 anos: Validade de 5 anos;
- Pessoas de 12 a 60 anos: Validade de 10 anos
- Idosos acima de 60 anos: o antigo RG não terá validade.
Portanto, para não correr o risco de congestionamentos, é recomendado solicitar o RG Digital o quanto antes. Além dos benefícios da junção dos documentos, você já terá acesso rápido ao novo RG brasileiro.
Para que serve o QR Code
Assim como em outros documentos, o QR Code disponível no RG serve para comprovar a autenticidade do documento. Dessa forma, o código ficará na parte interna do documento, na versão impressa, e conta com informações sobre a identidade do cidadão.
Quanto custa emitir o RG Digital?
Embora seja uma iniciativa federal, é importante ressaltar que o RG Digital possui seu aplicativo criado pelas federações nacionais. Neste sentido, isso ocorre para que cada estado seja responsável pela emissão do documento, logo, o valor para solicitação do RG Digital varia conforme o estado.
Em São Paulo, por exemplo, o custo para solicitar o novo RG Digital é de R$41,40. No entanto, esse valor pode não ser o mesmo do Rio de Janeiro, por exemplo. Além disso, é imprescindível falar que nem todos os estados já estão emitindo o RG Digital. Então, entre os estados que já possuem o seu documento, temos:
- Distrito Federal;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Alagoas;
- Goiás;
- Paraíba;
- Pará.
Como baixar no celular?
Para obter o seu RG Digital, o processo é bastante simples. No entanto, como mencionado, o documento ainda não está disponível para todo o Brasil, ou seja, você deverá usar o app do seu estado. Para isso, confira o passo a passo:
- Primeiramente, baixe e instale o app do RG do seu estado (exemplo: RG Digital São Paulo);
- Em seguida, clique na opção de adicionar RG;
- Logo após, escanear o QR Code presente no verso do RG impresso;
- Após isso, realize o reconhecimento facial para proteger seu documento;
- Por fim, crie uma senha para finalizar o seu cadastro.
Sendo assim, após esse cadastro, você já terá o RG Digital disponível no seu celular a qualquer momento!
Quais são as vantagens de solicitar o RG Digital?
Basicamente, a maior missão do novo RG Digital é proporcionar conforto e segurança para a cidadania brasileira. Neste sentido, além da praticidade do novo documento, o RG Digital também é bastante eficaz contra fraudes e violações de dados.
Isso ocorre porque o QR Code permite uma validação digital, o que não ocorre com o RG atual. Além disso, o RG Digital permite ter todos os documentos na palma da mão, afinal, o CPF será usado como acesso para diversos serviços e cadastros pelo Brasil.
Em caso de perda ou roubo, o documento continuará disponível no app, basta realizar o seu login. Inclusive, o aplicativo permite o download em PDF da sua identidade, ou seja, você não precisará mais sofrer para digitalizar o atual RG.
Por fim, vale ressaltar que solicitar o novo RG Digital é obrigatório para todos os brasileiros. Por isso, não perca tempo e confira se o novo documento já está disponível no seu estado!
Leia mais: Jovem Aprendiz 2023 – 10 empresas contratando