Quer garantir uma vaga nas melhores Faculdades? Em entrevista coletiva realizada hoje (29), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o o resultado Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro. Lembrando que o processo para se inscrever é totalmente digital, feito através da Página do Participante.
Continue lendo para saber mais sobre como consultar o resultado.
Datas Enem 2021
Acompanhe o cronograma do Enem e esteja atento às datas:
- Pedidos de isenção da taxa e justificativa de ausência: 17 a 28 de maio de 2021
- Resultado isenção da taxa: 9 de junho de 2021
- Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
- Último dia para pagar a taxa: 19 de julho
- Solicitação de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
- Atendimento pelo nome social: 19 a 23 de julho
- Resultado atendimento especializado: 27 de julho
- Resultado nome social: 30 de julho
- Provas: 21 e 28 de novembro
- Resultado: 11 fevereiro de 2022
COMO CONSULTAR O RESULTADO ENEM 2021
- Acesse a página do Enem
- No chat, clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”
- Digite seu CPF, clique em “Avançar” e digite sua senha. Clique em “Entrar”.
- Na próxima página você deve selecionar qual edição do Enem deseja consultar, caso tenha prestado a prova mais de uma vez
O gabarito oficial do Enem já está disponível No entanto, ele só permite, no entanto, que o aluno saiba seu número total de acertos.
COMO RECUPERAR A SENHA DO ENEM
- Acesse a página do Enem
- No chat, clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”
- Digite seu CPF e clique em “Avançar”
- Selecione “Esqueci minha senha” e escolha algum modo de recuperação disponível.
RESULTADO ENEM
Vale ressaltar que os resultados estão divididos entre as cinco áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.
COMO É CALCULADA A NOTA DO ENEM?
Cada questão do Enem tem um peso diferente. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número de questões podem ter notas distintas. Isso acontece porque a prova é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a coerência das respostas do participante. Se o candidato acerta perguntas consideradas difíceis e erra as fáceis, o sistema aponta que há mais chances de ele ter “chutado” as respostas e a nota cai.
A redação é corrigida com base em cinco competências: domínio da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, seleção e organização das informações, capacidade de argumentação e, por fim, elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Todas as competências têm o mesmo peso.
Então, o seu resultado final vai depender do curso e da universidade escolhidos. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por exemplo, algumas faculdades determinam pesos diferentes para as áreas do conhecimento, enquanto em outras todas elas têm o mesmo peso.
Para saber qual é a sua média, veja os critérios estabelecidos pelo curso que você deseja entrar e, então, faça o cálculo. Se o peso for igual para todas as áreas do conhecimento, basta somar todas as notas e dividir por cinco para obter a média final.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.