Quer garantir a sua vaga no ensino superior? Fique atento, o Ministério da Educação (MEC) abriu o período de inscrição da edição do primeiro semestre do Prouni 2021. Neste artigo você irá descobrir como participar do Programa Universidade para Todos.
Vale ressaltar que os interessados terão entre os dias 12 e 15 de janeiro para fazer o cadastro. Dessa vez, serão ofertadas mais de 160 mil bolsas de estudo parciais e integrais em universidades e faculdades privadas brasileiras.
Por causa da pandemia de covid-19, o pré-requisito para essa seleção será ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, uma vez que o Enem 2020 ainda não foi realizado.
Já para aqueles que participarão da edição de 2020 o MEC informou que abrirá as inscrições para a seleção do segundo semestre assim que o resultado da prova for divulgado.
Continue lendo para saber como fazer a sua inscrição no Prouni 2021.
Como fazer a inscrição Prouni 2021
Está interessado em uma vaga na faculdade? Se inscrever no Prouni é simples, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o site de inscrição do Prouni e clique em “Fazer inscrição”;
- Informe o seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2019;
- Faça uma pesquisa de quais são as instituições e os cursos com ofertas disponíveis. Além disso, pessoas que possuem alguma deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer por meio da política de cotas;
- Escolha até duas opções da sua preferência (fique atento ao curso, instituição, campus e período).
- Pronto! Agora é só esperar o resultado da classificação, que está previsto para ser divulgado em 4 de fevereiro.
Quem pode participar do Prouni 2021/1?
Como já mencionamos, nesta edição, poderão participar apenas aqueles que realizaram o Enem 2019. Isso porque, para aqueles que irão participar do Enem 2020, o Ministério afirmou que irá abrir a seleção do segundo semestre assim que as notas da prova forem divulgadas.
Confira todos os pré-requisitos para participar da primeira edição do Prouni 2021.
- Ter realizado o Enem 2019 e obtido pontuação de, no mínimo, 450 pontos;
- Não ter zerado a redação do Enem 2019;
- Cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede particular;
- Para bolsas de 50%, ter, no máximo, renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Para bolsas integrais (100%). a renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salários mínimos por pessoa.
- Lembrando que candidatos com algum tipo de deficiência podem concorrer às vagas, mesmo que não tenham realizado o Ensino Médio da rede pública ou como bolsista integral, e professores da rede pública de ensino também.
Como funciona o Simulador de Notas de Corte do Enem?
Quer saber como funciona o simulador de nota de corte do Enem? Tudo que você precisa fazer é informar os seguintes dados:
- Curso que você pretende prestar;
- Sua cidade ou a cidade em que você deseja estudar;
- E qual foi a sua nota no último Enem.
Depois disso, você verá algumas faculdades nas quais tem chance com os três programas oferecidos pelo governo: Sisu, Prouni e Fies.
Cronograma completo Prouni 2021
Para que você consiga se planejar, veja a seguir todo o cronograma do Prouni:
- Inscrição: de 12 a 15 de janeiro de 2021.
- Resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro de 2021.
- Comprovação de informações dos pré-selecionados: de 19 a 27 de janeiro de 2021.
- Resultado da 2ª chamada: 1º de fevereiro de 2021.
- Comprovação de informações dos pré-selecionados: de 1º a 9 de fevereiro de 2021.
- Inscrição na lista de espera: de 18 e 19 de fevereiro de 2021.
- Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.
- Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: de 22 a 25 de fevereiro de 2021.
Tenha em mente que o prazo para fazer a sua inscrição no ProUni 2021 é muito pequeno. Além disso, o programa tem novas regras para a disputa das Bolsas de Estudo, então fique atento a todas as novidades e boa sorte.