Apesar de ter caído um pouco no esquecimento do público em razão dos últimos acontecimentos, o Enem 2020 está prestes a começar suas inscrições.
Em julho do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) resolveu modernizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com essa resolução, pensou em algo inusitado para substituir o convencional a longo prazo.
A ideia é acompanhar o desenvolvimento e modernidade da população em geral, considerando que não houveram muitas mudanças no padrão educacional de base dos brasileiros.
Para isso, o MEC instituiu o Enem Digital, uma prova a ser realizada a parte do convencional que entra como projeto piloto em alguns estados este ano.
Para entender melhor, vamos conhecer um pouco sobre as diferenças, dar uma olhada no edital e conferir o calendário deste ano.
Enem 2020: Digital ou Impresso?
Enem 2020 – Inscrições, Edital, Cronograma (Foto: Reprodução Enem)
Para quem ainda não estava a par da situação, uma das iniciativas educacionais do MEC para este ano é instituir o Enem 2020 em sua modalidade Digital.
Trata-se do mesmo tipo de exame, com o mesmo valor de taxa e duração prova, mas, realizado num período diferente e com recursos diferentes.
Os Editais para o Enem Impresso e o Enem Digital foram publicados simultaneamente e podem ser acessados também na página inicial do site do Enem.
A ideia inicial é que o Enem Digital substitua o convencional até 2026, gradativamente, até que o Enem Impresso deixe de existir e dinheiro público seja poupado a longo prazo.
No entanto, infelizmente, para esse projeto piloto, verbas significativas não foram direcionadas para este fim.
Por isso, as vagas para o Enem Digital foram limitadas a 50 mil (aproximadamente 1% das inscrições anuais) e são opcionais a determinados pontos estratégicos em território brasileiro.
No entanto, quem pretende aderir ao Enem Digital deve considerar o seguinte: haverá realocação de candidatos para unidades com recursos, mas, escolas públicas não receberão verba para isso, por se tratar de um teste.
Quem pode aderir ao Enem Digital?
Primeiramente, se o Enem Digital te chamou a atenção por ser realizado em um computador, pode ir tirando o cavalinho da chuva.
A prova será feita normalmente em escolas e você ainda precisará respeitar um horário.
O MEC resolveu criar um sistema próprio para permitir o Enem Digital, então, você não vai ter acesso à internet e muito menos vai poder procurar por respostas online, se é o que pensou fazer.
A prova terá andamento normal através de um programa instalado nos computadores e você terá um login e uma senha específica para isso.
Para evitar falhas no sistema ou problemas com hacking, o MEC assegurou-se de criar sistemas de segurança para prevenir esse tipo de coisa.
Mas, caso isso venha a acontecer, os candidatos poderão ter direito a uma re-chamada e não sofrerão prejuízo algum, justamente por se tratar de um teste.
Para esse projeto piloto, 15 capitais e respectivos estados foram escolhidos, segundo manda o infográfico do G1 de acordo com o Inep, abaixo.
Em suma, só receberão a opção os candidatos provenientes dos seguintes 15 Estados:
- Manaus (AM);
- Belém (PA);
- João Pessoa (PB);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
- Brasília (DF);
- Cuiabá (MT);
- Campo Grande (MB);
- Goiânia (GO);
- Belo Horizonte (MG);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC); e
- Porto Alegre (RS).
Mas, o valor da inscrição permanece o mesmo e, por sua vez, as inscrições devem acontecer simultaneamente de modo a respeitar o calendário divulgado para todos.
Cronograma Enem 2020: o que ainda esperar?
Enem 2020 – Inscrições, Edital, Cronograma (Foto: Reprodução Enem)
O calendário do Enem 2020 não se faz novidade e já está disponível online desde março de 2020.
Mas, por conveniência, vamos cortar um pouco e iniciar do fim de abril ao início de maio, para melhor acompanhamento do calendário até o final.
Sendo assim, explicita-se o seguinte:
- 24 a 26 de Abril: divulgação dos resultados das solicitações de justificativa de ausência no Enem 2019 e isenção de taxas de inscrição.
- 27 de Abril a 1º de Maio: período de recursos relacionados às solicitações.
- 07 de Maio: entrega dos resultados dos recursos.
- 11 a 22 de Maio: começam as inscrições para o processo seletivo (impresso e digital), atendimento especializado para o ENEM impresso, período para o pagamento da taxa de inscrição e o período de alteração para os dados cadastrais.
- 25 de Maio: começa a solicitação para ser referido pelo Nome Social.
- 28 de Maio: termina o período para pagamento da taxa de inscrição.
- 29 de Maio: divulga-se o resultado da solicitação de atendimento especializado no ENEM impresso.
- 01 a 05 de Junho: período de recursos para a solicitação do atendimento especializado no ENEM impresso e divulgação do resultado da solicitação de tratamento por Nome Social.
- 08 de Junho: começa o período de recursos para o Nome Social.
- 10 de Junho: resultado dos recursos para o atendimento especializado no ENEM impresso.
- 12 de Junho: termina o período de recurso para o Nome Social.
- 18 de Junho: resultado do recurso para o Nome Social.
- 11 e 18 de Outubro: aplicação do ENEM Digital.
- 21 de Outubro: publicação do gabarito do ENEM Digital.
- 01 e 08 de Novembro: aplicação do ENEM Impresso.
- 11 de Novembro: publicação do gabarito do ENEM Impresso.