O cronograma capilar é uma maneira de manter os seus cabelos fortes e saudáveis. Ele é uma sequência de tratamentos que oferecem a nutrição, hidratação e a reconstrução para deixar os fios 100% saudáveis. Quer aprender como fazer o seu? Continue lendo para conferir o passo a passo!
Tenha em mente que cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo:
- A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.
- A hidratação é a estrela dos cabelos com a elasticidade em dia, macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. O córtex capilar, a parte mais interna dos fios, é o grande beneficiado por ela, já que a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.
- Já a reconstrução é o salvadora dos fios que tenham perdido massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.
Cronograma Capilar: Dica da Beleza
Entenda que a nutrição capilar também é conhecida como umectação, isso porque ela conserva a umidade natural do cabelo por mais tempo.
Aqui, o mais importante é que você saiba que todas as etapas são inseparáveis quando o assunto é ter um cabelo bem cuidado. Não adianta repor a hidratação se os seus fios estão fracos e sem a nutrição necessária para conservar a umidade natural, por exemplo.
Agora que você já sabe a importância de cada passo do cronograma capilar, aprenda como fazer em casa!
Cronograma Capilar 1º Passo: Saiba qual é a necessidade do seu cabelo
Antes de começar a realizar o cronograma capilar, é necessário compreender o que seu cabelo pede. Se ele embaraça com facilidade, está com muitos fios arrepiados e sem brilho, ele precisa de mais etapas de nutrição.
Mas caso haja ressecamento, falta de movimento e aspereza ao toque, ele precisa de mais sessões de hidratação.
Por fim, quando o seu cabelo sofre alguma agressão recentemente, estiver quebradiço e com menos densidade, é o momento de investir na reconstrução
2º Passo: Escolha os produtos corretos
É fundamental escolher bem os ativos presentes nos cosméticos para obter todos os efeitos do cronograma capilar.
Na hidratação, a máscara utilizada precisa ser formulada com ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Alguns deles: vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, entre outros.
Para a nutrição, dê preferência às fórmulas à base de óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas, que são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E e ômegas 3, 6 e 9, que protegem o cabelo das agressões diárias com o fechamento das cutículas. Entre os mais utilizados estão os óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, abacate, coco, oliva, além das ceramidas, que reforçam o cimento intracelular que selam as cutículas.
Já para fazer a reconstrução, invista nas máscaras com proteínas e aminoácidos, os elementos que compõem a fibra capilar naturalmente e que devolvem a massa e fortalecem os fios contra a quebra. A proteína mais conhecida e presente no cabelo é a queratina. Use também a sericina, proteínas vegetais, peptídeos e o ácido lático.
3º Passo: Tenha uma agenda mensal de tratamento
Programe-se para fazer os tratamentos que o seu cabelo mais precisa de forma que um complemente o outro. Lembrando de sempre começar pela hidratação.
O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.
Por último, vale ressaltar que é muito importante fazer uma pausa de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos interajam com os fios.
Em relação à reconstrução: para cabelos que não estejam tão danificados, uma sessão por mês é o ideal. Caso ele esteja profundamente fragilizado, faça, no máximo, a cada 15 dias. Caso contrário, os fios ficarão muito enrijecidos e correm o mesmo risco que a reconstrução tem o objetivo de combater: a quebra.
Com um tratamento completo de cronograma capilar, seu cabelo ficará reconstruído, hidratado e nutrido de uma só vez e com a saúde em dia.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.