Prevenir a doença é melhor do que tratá-la. E seguir o calendário de vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção. Isso porque a vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que destroem os microorganismos invasores (bactérias ou vírus) que causam a doença, tornando a pessoa imune.
Nesse momento de pandemia, todos os esforços estão voltados para a campanha de vacina contra a Covid. No estado de São Paulo, o governo lançou o site Vacina Já, que permite às pessoas dos grupos prioritários realizarem um pré-cadastro para a fila da vacinação.
Lembrando que o site do governo tem um questionário onde o interessado vai cadastrar suas informações pessoais e de contato, confirmando que tem o interesse em participar da fila na vacina.
Continue lendo para saber mais.
Calendário de vacinação Covid
Veja como ficou o calendário de acordo com o público-alvo
- Trabalhador de saúde, indígenas e quilombolas – 17 de janeiro
- Acima de 90 anos – 08 de fevereiro
- Entre 85 e 89 anos – 12 de fevereiro
- Entre 80 e 84 anos – 27 de fevereiro
- Entre 77 e 79 anos – 03 de março
- Entre 75 e 76 anos – 15 de março
- Entre 72 e 74 anos – 19 de março
- Entre 69 e 71 anos – 26 de março
- Profissionais de segurança pública e administração penitenciária – 5 de abril
- Profissionais da educação – 12 de abril
Calendário de Vacinação
Em relação às outras campanhas de vacinação, é importante ressaltar que cada faixa etária tem sua vacina específica e todas as vacinas, com exceção da Influenza, ficam disponíveis fora do período de campanhas.
Quanto mais pessoas são imunizadas, mais comunidades são protegidas contra doenças e menor é a chance de contaminar outras pessoas. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as vacinas estão disponíveis para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Entre em contato com a secretaria de saúde da sua cidade para mais informações.