Em uma pesquisa realizada pela Revista Veja, especialistas afirmam que os gatos costumam se adaptar aos alimentos que são oferecidos nos primeiros seis meses de vida, os especialistas ainda afirmam que é preciso cuidado para que os felinos não consumam gorduras em excesso.
É indiscutível que os gatos adoram peixes, esta proteína preferida dos felinos está presente na maioria das rações secas, um estudo comprovou que os gatos preferem salmão, tamboril e o atum, os gatos também adoram petiscos e assim como os cachorros são carnívoros e consomem principalmente peixe que é uma proteína presente na ração dos felinos, mas também podem consumir outras proteínas como carne de vaca e frango.
O paladar dos gatos é mais adaptável do que o paladar dos cães que geralmente prefere carne, os gatos consomem leite, queijo, ovos e outros alimentos, os gatos gostam de alimentos azedos como o iogurte a ração escolhida para estes felinos deve ser balanceada e atender todas necessidades de nutrientes.
Quais necessidades nutricionais dos felinos?
Os gatos necessitam de 40% (quarenta por cento) mais proteínas do que os cães, a ração escolhida para os felinos deve conter grande parte de proteína que pode estar presente no peixe, carne de porco ou carne de vaca, assim como a onça pintada os gatos são predadores e na natureza costumam se alimentar de animais.
Não são recomendados grãos e carboidratos duros, os gatos tem 30 dentes molares, 12 a menos do que os cães e por isso são incapazes de triturar grãos naturais, o sistema digestivo dos felinos está sempre ativo para lidar com altas doses de proteínas.
Qual o melhor tipo de ração para gatos?
Existem dois tipos de ração para gatos, a primeira opção são as rações moles vendidas em sachê, para os cães as rações moles são preparadas com grandes quantidades de carne e por isso necessitam da complementação de vegetais, os felinos não precisam consumir vegetais e por isso a ração mole ou em sachê é a mais indicada para os gatos.
No caso de rações duras é necessário lembrar que a mandíbula dos felinos é menor do que a dos cães possuem um número menor de dentes e por isso a ração deve ser bem pequena, os felinos também necessitam de ingerir Argina e Taurina dois nutrientes que estão presentes na ração dura de gato.
A ração dura deve ser pequena geralmente tem formato de estrelinhas, a Argina e Taurina pode vir em uma coloração mais avermelhada que deixa a ração dura com um colorido, também é inserida na ração outros tipos de carne que são essenciais para a alimentação dos gatos que deve ter um formato de bolinhas ou moedinhas bem pequenas.
Quantas vezes os gatos comem por dia?
Os gatos preferem pequenas porções e por isso para suprir suas necessidades diárias devem consumir alimentos mais vezes ao dia, é por esse motivo também que a alimentação destes felinos é enriquecida com leites, ovos e outros alimentos que podem ser servidos antes ou após as refeições compostas de ração.
É recomendado que os felinos alimentem-se 10 (dez) vezes ao dia, pensando desta maneira no período da manhã deve ser consumida a ração durante o café e o almoço, no intervalo da manhã pode ser consumido um pouco de leite, e no café da tarde ovos, durante o período da tarde e noite a ração será consumida apenas uma vez no horário do jantar desta maneira pode ser consumido ovos ou queijo no lanche da tarde, a ração no jantar e leite antes de dormir.
Os felinos não necessitam de consumir vegetais e tem menos necessidade de carboidratos, por isso gatos geralmente não são fãs de pão, em alguns casos existem gatos que comem o pão diluído no leite.