Começaram hoje, dia 18 de maio de 2020, os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial de R$600,00.
Depois de mais de 40 dias de hiato, prorrogações e calendários provisórios não cumpridos, os pagamentos começaram a ser realizados a mais de 50 milhões de brasileiros inscritos para o recebimento do benefício.
De acordo com o Governo Federal, o calendário está dividido entre as datas habituais para quem recebe o Bolsa Família e o mês de aniversário dos demais.
Para não haver aglomeração e os calendários não se chocarem, os primeiros a receber serão os beneficiários do Bolsa Família com dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) 1.
A ideia é que, para este grupo, os pagamentos sejam realizados sucessivamente e diariamente até chegar ao número 0 – sem contabilizar os fins de semana.
Já para os demais, o crédito deverá começar a ser depositado a partir de quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, seguindo o modelo de mês-aniversário.
Confira agora o que muda na segunda parcela do auxílio emergencial, o calendário do recebimento e a partir de quando serão disponibilizados os saques.
O modelo de recebimento da Segunda Parcela do Auxílio Emergencial agora é outro!
Segunda Parcela do Auxilio Emergencial (Foto: Reprodução do Governo Federal)
Segundo a Caixa Econômica Federal, a primeira parcela do auxílio emergencial foi distribuída de maneira caótica.
Quem recebeu com antecedência, acabou fazendo transferência para outras contas ou lotando as caixas lotéricas em busca de um saque mais rápido.
Em contra-partida, problemas com os aplicativos Auxílio Emergencial e Caixa Tem foram contabilizados e o DataPrev que, antes realizava análises em até 5 dias, agora demorava entre 15 a 20 dias para dar alguma resposta.
Frente a esse e outros problemas, foram suspensos os pagamentos à outras contas bancárias nessa segunda parcela do auxílio emergencial.
Sendo assim, todos os 59 milhões de brasileiros receberão essa parcela, agora, pelo Caixa Tem.
O crédito só ficará disponível para transferência ou saque alguns dias depois ou após o fechamento do calendário inicial no fim do mês.
No entanto, vale lembrar que, mesmo assim, o crédito estará disponível para o pagamento de contas diversas e, mesmo com bloqueio temporário, logo depois do calendário ainda será possível:
- Realizar até três transferências gratuitas por mês; e
- Sacar em lotéricas credenciadas ou caixas de redes 24 horas.
Ainda não recebi a primeira. Como fica a segunda parcela?
Quem recebeu a primeira parcela do Auxílio Emergencial até o dia 30 de abril, agora deve estar atento aos calendários da segunda parcela para realizar o saque.
No entanto, para aqueles que foram aprovados e ainda esperam pela primeira parcela, a estimativa do Governo Federal é que ela seja igualmente paga nos mesmos prazos da segunda.
Espera-se que a primeira parcela seja paga até o dia 29 de maio de 2020.
Por outro lado, para aqueles ainda em análise ou contestação, a Caixa ainda não deu qualquer parecer sobre o assunto. Será necessário esperar determinação do DataPrev.
Mas, inicialmente, estabelece-se o seguinte: todos aqueles aprovados até o dia 2 de julho de 2020 terão direito ao recebimento das três parcelas do auxílio emergencial.
Dessa maneira, a Caixa comprova sua responsabilidade social e desculpa-se desde já pelo incômodo causado pela superlotação dos serviços.
Calendários de Saque da Segunda Parcela do Auxílio Emergencial
Segunda Parcela do Auxilio Emergencial (Foto: Reprodução do Governo Federal)
No último sábado, dia 16 de maio de 2020, a Caixa Econômica Federal aprovou mais de 8 milhões de pessoas pelo DataPrev e creditou mais de R$246 milhões de reais em conta.
Numa tentativa de flexibilizar o calendário e tornar as parcelas mais próximas uma da outra, quem ainda aguarda pela primeira parcela deverá recebe-la entre os dias 19 e 29 desse mês, simultaneamente a quem receberá sua segunda.
No entanto, a antiga previsão da terceira parcela para o fim deste mês agora fica em aberto.
A ideia inicial é que, nessa segunda parcela, apenas saques sejam autorizados nos dias pré-determinados.
Quem quiser fazer transferências ou pagamentos pelo aplicativo, vai ter que esperar um pouco pela liberação.
Mas, quem quiser realizar o saque do primeiro lote, poderá faze-lo de acordo com o mês de nascimento.
Na terça-feira (19), o pagamento atenderá os nascidos em janeiro; quarta-feira (20), para quem nasceu em fevereiro; quinta-feira (21), março; na sexta-feira (22), abril; no sábado (23), para quem nasceu nos meses de maio, junho e julho.
Na segunda-feira (25), haverá retomada para nascidos em agosto; na terça-feira (26), setembro; quarta-feira (27), outubro; quinta-feira (28), novembro; e, por último, na sexta-feira (29), dezembro.
Sendo assim, em suma, os calendários ficarão melhor elucidados se apresentados da seguinte maneira:
Para Crédito a Beneficiários do Bolsa Família
Para Crédito no Caixa Tem
Liberação para Saque e Transferência
Foto: Economia G1.