Está chegando o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022, que pode ser feita até 31 de maio. Já o cronograma de pagamento da restituição não foi alterado, mesmo com a mudança da data da entrega do IR.
O cronograma libera os primeiros lotes de restituição no dia do encerramento do prazo do IRPF 2022. Tenha em mente que os contribuintes que entregam a declaração primeiro recebem a restituição no primeiro lote. Além disso, as pessoas com deficiência, doenças graves e professores têm preferência no pagamento.
As declarações que precisam ser alteradas passam a valer a data de retificação no sistema. Ou seja, a posição da fila da restituição irá mudar e, consequentemente, o contribuinte não receberá nos primeiros lotes.
Continue lendo para saber mais sobre a restituição.
Como é feita a restituição do Imposto de Renda 2022
Tenha em mente que esse é um processo realizado pela Receita Federal, no qual é restituído o valor excedente do imposto pago ao longo do ano. Todos os reembolsos são baseados em deduções fiscais que não se aplicam aos impostos retidos na fonte mensal.
Dessa forma, o valor real cobrado é sempre menor, porém, empresas, empreiteiras e setor público não sabem ao certo quanto os cidadãos estão gastando em algumas áreas como educação e saúde. Assim, estas fontes de pagamento retêm o valor total do imposto devido, sem deduções, e o valor é encaminhado para o IR.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?
Se você quer saber se tem restituição do Imposto de Renda a receber, basta acessar o Portal e-CAC, ir até o “Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte Federal”.
Nesta página, você deve digitar o CPF, código de acesso e senha ou acessar com as informações cadastradas no gov.br.
Depois, é necessário acessar o menu “Meu Imposto de Renda”, onde você será direcionado para uma nova tela. Agora, ache a função “Processamento” e clique em “Extrato de Processamento”, selecionando o ano de 2022 para consulta.
Calendário da restituição
Como já mencionamos, a Receita Federal prorrogou a entrega da declaração dos ganhos obtidos em 2021, que passou para 31 de maio.
Confira a seguir o calendário de restituição:
- 1º lote: 31 de maio de 2022
- 2º lote: 30 de junho de 2022
- 3º lote: 29 de julho de 2022
- 4º lote: 31 de agosto de 2022
- 5º lote: 30 de setembro de 2022
Já fez a sua declaração? Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário.