Você está insatisfeito com a operadora do seu celular e quer fazer portabilidade da Vivo, sem perder o número da linha. Isso é possível e pode ser feito gratuitamente. Descubra como fazer portabilidade para Vivo e saiba quais são as facilidades que ela oferece.
Continue lendo para saber mais.
O que é portabilidade?
Antes de tudo, você precisa levar em consideração que estamos falando de portabilidade numérica. Trata-se do direito dos clientes de trocar de operadora sem perder o número antigo. Vale ressaltar também que isso só é válido para o mesmo tipo de serviço, ou seja, de celular para celular ou de fixo para fixo.
Outro ponto importante é que a portabilidade só é possível para números de celular que sejam da mesma área, que tenham o mesmo DDD. Já a portabilidade de telefone fixo deve ser feita no mesmo município.
Saiba também que a portabilidade só será negada se os dados informados estiverem incompletos, como erro no número do celular, ou se houver outro pedido de portabilidade para a mesma linha.
Como fazer portabilidade da Vivo
Comece escolhendo um plano da Vivo para contratar, que pode ser Pré Pago, Pós Pago ou Plano Controle. Depois, siga o passo a passo:
- Acesse o site oficial da vivo;
- Clique no ícone “Portabilidade”, na seção “Categorias em destaque”;
- Insira no quadro “Trazer meu número para a Vivo” o número da outra operadora;
- Espere a página carregar e verifique se no quadro “O que você deseja fazer?” a opção “Trazer meu número para a Vivo” está selecionada;
- Depois, clique no tipo de plano que deseja;
- Escolha o seu plano e clique em “Continuar”;
- Se o plano escolhido foi Pré Pago, você terá que comprar um novo Chip Vivo (cartão SIM). O valor do chip pode variar;
- Finalize a compra e aguarde o recebimento do cartão em sua casa.
- Escolha alguns dos planos Pós ou Controle e a portabilidade será feita gratuitamente. Finalize a contratação do plano sem que haja cobrança no envio do Chip Vivo até você.
Portabilidade da Vivo – Quanto tempo demora?
Por determinação da Anatel, as operadoras possuem até 3 dias úteis para efetuar a portabilidade. E nesse período de transição, os clientes podem ficar apenas 24h sem linha em nenhuma operadora, mas normalmente esse período dura apenas 2h.
Enquanto o processo não é efetivado, a Vivo irá disponibilizar um número provisório para o cliente usar, sem cobrança de taxa. Lembrando que o número temporário será substituído pelo antigo automaticamente.
É possível o cliente usar o número da outra operadora e aguardar até que ele pare de funcionar. Dessa forma, o cliente deve trocar pelo Chip Vivo e seguir usando normalmente.
Outras formas de fazer portabilidade
Se você já adquiriu um chip da Vivo, uma das alternativas para realizar a portabilidade é:
- Baixar o app Meu Vivo Móvel, disponível para Android e iPhone, fazer o cadastro com o chip Vivo e escolher a portabilidade;
- Ir até uma loja Vivo e pedir a transferência do número ao atendente.
Escolha a melhor opção e faça a transferência.